A minha historia


Sou uma pessoa que adora comer e em toda a minha vida apenas havia feito uma dieta na qual perdi 11 kg... e ganhei-os de volta ainda mais rapidamente. Em Outubro de 2010 com 20 kg a mais do que o ideal para a minha estatura física, e depois de ter ido à Urgência do Hospital com a Tensão Arterial a bater altos recordes, decidi que era altura de cuidar de mim e da minha saúde.

Tomei conhecimento da Dieta Dukan através da minha irmã (a residir em Sidney - Austrália). Depois e por curiosidade fui à procura de mais informação nos sites oficiais, no francês e também no inglês.

Seguiu-se um período de pesquisa, analise, preparação psicológica. Comprei o livro “The Dukan Diet” – Dr. Pierre Dukan e li-o todo antes de começar a dieta propriamente dita. Parecia ser a dieta ideal para mim, já que eu gosto de cozinhar e não era uma dieta para passar fome, tinha apenas que comer as coisas certas e seguir as regras. Inscrevi-me no site oficial inglês apenas para calcular o meu peso ideal e também para ter um plano de tempo para a dieta. Fiquei com uma ideia de quanto tempo duraria cada uma das fases da dieta e comecei-a a 1 de Novembro de 2010 com 89 kg. Nos dias antes, retirei da minha dispensa tudo o que não poderia comer ao longo do período em que estaria a perder peso.

Nos primeiros dias tinha medo de passar fome e até fazia umas doses mais reforçadas, já que eu poderia comer a quantidade que quisesse desde que fosse pura proteína. Mas ao fim de 4 dias, vi logo que não me dava assim tanta fome. Quando passei para a fase 2 parecia ter chegado ao paraíso. As verduras e os legumes deram mais vida à Dieta e a partir daí foi ainda mais fácil.  A obrigação de beber água era o mais difícil, porque não gosto mesmo de beber água. Optei muito pelos chás no inicio. Exercício também não foi fácil adaptar à minha vida, e o único que pratico é a caminhada. Lembro-me que um mês depois de começar a dieta os efeitos eram já notáveis, e comecei a ouvir os primeiros comentários positivos, por parte de colegas, amigos e familiares. O período de Natal e Fim de Ano foram difíceis, com tantos jantares e reuniões natalícias, mas superei-o e ainda fiz sobremesas Dukanianas para a família. Em Julho de 2011 tinha atingido os 69 kg conforme planeado.

Reeduquei a minha alimentação, e já não cometo os mesmos erros a cozinhar. Não prescindo da minha panqueca Dukan ao pequeno almoço. Adoro as quiches já que são práticas para levar para o trabalho. Adoro as sobremesas também, a minha preferida é a gelatina de amêndoa amarga.

Hoje em dia quando o peso oscila ligeiramente, corrijo logo a alimentação, aumento o consumo de água e mais umas caminhadas. A quinta-feira é o equilíbrio da dieta. O dia da pura proteína.

Tenho orgulho em ter perdido os 20 kg, em ter melhorado a minha saúde e o aspecto físico também. Mais do que uma dieta, a Dieta Dukan é um estilo de vida, e eu sou Dukaniana.

12 comentários:

  1. Parabéns e obrigada pela inspiração que dá a todas as pessoas que se encontram a fazer a dieta Dukaniana. Excelentes dicas! :)

    ResponderEliminar
  2. Ola minha querida adorei a ler a sua historia,ainda estou a dar os meu primeiros passos,estou no ultimo dia do ataque,mas estou muito entusiasmada,vou fazer de tudo
    para que desta seja de vez,voce e uma inspiraçao para todos o que leem o seu depoimento,adorei tudo,bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. Desejo muita força e sucesso com o teu regime alimentar. Se precisares de alguma dica, ajudo no que puder.

      Eliminar
  3. olá, comecei com a dieta e tenho uma duvida posso usar alho e cebola para temperar as carnes? estou no 2 dia de ataque

    ResponderEliminar
  4. Olá Carmina
    Sim pode, desde que a cebola não seja em grandes quantidades, Pode usar especiarias à vontade. Eventualmente ervas frescas (salsa, coentros, salva, funcho, rosminho, etc...)

    ResponderEliminar
  5. olá obrigada pelo esclarecimento, é normal sentir uma "impressão" nos rins?

    ResponderEliminar
  6. Varia de pessoa para pessoa, a maneira como o corpo reage à fase de ataque. Beba muita água e alguma coisa em contrario, é importante se consultar com um médico ou nutricionista.

    ResponderEliminar
  7. olá na fase de ataque podemos perder algum peso? estou com uma irritabilidade e não veio nenhuma perda estou no quinto dia, não passo fome mas estou um uma grande vontade de comer doces o que é estranho pois passava muito tempo sem comer e mesmo tendo em casa pois as vezes minha filha come eu conseguia resistir não vou desistir pois a minha meta é 7 dia de proteína pura, não estou desamimada pois a balança mantem-se igual sei que a dieta o resultado não é em uma semana mas .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Na fase de ataque perde-se peso. Em 5 dias já deveria ter havido oscilação na balança. Esta é a fase de choque para o organismo e muitas vezes a fase em que mais rapidamente de perde peso. Há pessoas com mais dificuldades em perder peso que outras, pode ser devido a retenção de líquidos. Aumente o consumo de água diária. Não esquecer o exercício. Caminhadas é o mais indicado.

      Eliminar
  8. olá ao fim de 10 dias de pp não vejo resultados na balança, e este fim de semana estive num almoço e quebrei a dieta posso fazer mais 5 dias de pp para compensar? devo continuar assim mesmo não vendo resultados

    ResponderEliminar
  9. Não continuava sem antes ver um médico ou nutricionista. Com 10 dias de PP, se fez tudo certo a nivel de alimentação, liquidos e exercisio teria que ter perdido peso, ou ao menos volume. Esta dieta pode não ser a mais adequada ao seu organismo. É preferivel ver um especialista. Já foram muitos dias de PP.

    ResponderEliminar